« first day (28 days earlier)      last day (2452 days later) » 

1:39 PM
Alguém tem algum projeto open source de python precisando de ajuda? Eu to com saudade de programar hahahah
Não dá pra ter tudo na vida
 
2:37 PM
Só cheguei agora :) Embora seja útil, a presença do Gabe não será tão importante no dia-a-dia do site no futuro, como é importante hoje. Férias no futuro não deverão atrapalhar nada.
Eu acho até que seria mais útil se houver outras atividades (sites) em português além do SOpt. Inclusive a ideia inicial é que não teria ninguém falando português na equipe e o meta deveria ser em inglês. Fui contra isso, mas poderia haver um meio termo, ser em português a discussão da comunidade e passar p/ o inglês todas as vezes que a equipe precisasse ser acionada.
A comunidade pode se autogerir. Como não houve discussão sobre o assunto, foi tomada a decisão internamente que precisaria de alguém e isso certamente é uma solução adequada e provavelmente a melhor possível, para a felicidade do Gabe (ou infelicidade por se afastar do Python :) ).
Espero que a presença dele seja mais útil para pode ativar outros sites em português no futuro (se houver demanda real), mas principalmente que a SE Inc venha mais fortemente pra cá como falei em meta.br.stackoverflow.com/questions/141/…
 
 
3 hours later…
5:54 PM
10
Q: Quais assuntos devem fazer parte do nosso foco (on-topic)?

bigownEssa é uma pergunta to tipo poll question para avaliarmos como os membros pensam sobre o que deve estar em tópico aqui. Se você não conhece o meta, esse tipo de pergunta é válida e comum aqui. O meta serve para isso mesmo. E as respostas devem ser votadas para expressar sua vontade. Por isso o m...

 
Eu conversei sobre outros sites em português com o pessoal aqui alguns meses atrás. A possibilidade é baixa.
Essa não é uma postura definitiva nem nada. É só algo que não faz parte do plano pelo futuro próximo
 
 
1 hour later…
7:04 PM
@gabe eu sei, mas nunca se sabe o que o futuro reserva. Mas uma das coisas que eu penso é no Careers. É uma das questões que mais me interessa (não pessoalmente, provavelmente não seria usuário de fato) no link que passei.
 
@bigown Mesma coisa. Eu ainda não posso entrar em muitos detalhes sobre que outras coisas vão acompanhar o nosso site... Algumas coisas vão existir, outras não, e outras não decidimos ainda. Eu sei que isso causa uma certa agonia, mas eu vou escrever alguma coisa em breve.
Mas via de regra, nós vamos fazer tudo que pudermos para apoiar o SOPT mas não vamos pensar agora em nenhum outro processo de localização
Careers, A51 ou algum outro site não fazem parte de plano nenhum
 
Eu sei que isso causa uma certa agonia Com certeza, sou o primeiro a admitir uma grande ansiedade/agonia com relação ao site. É porque eu tinha/tenho muita expectativa, acho que pode ser uma ferramenta fantástica para os programadores lusófonos, e estou empolgado em participar desde o início.
 
7:23 PM
Não quero soar excludente, mas não posso falar sobre como é o mercado/comunidade de programação em Portugal, então vou me referir só ao Brasil...
Eu acredito que o SO aqui pode ajudar a resolver alguns dos maiores problemas que eu vejo em tecnologia no Brasil, e que me frustram desde que aprendi a programar... Pode tornar a programação mais acessível e **principalmente** fazer com que os programadores daqui tenham orgulho do que fazem, e melhorem nas suas áreas específicas de atuação.
Não to falando que o Brasil só tem programador fajuto, longe disso. Mas eles são poucos, restritos e mal-ap
Esse site pode ajudar a mudar essa situação. Eu passei bastante tempo indignado com a área de desenvolvimento no Brasil e essa foi a oportunidade que eu vi de poder fazer algo que tivesse algum impacto sobre isso.
Então eu entendo a agonia que vocês sentem agora (principalmente @bfavaretto e @bigown que estão envolvidos há anos), de poder ver isso se concretizando
Mas... segura as pontas :D
 
Segurando. E acho que vou segurar isto mais um tempo, dependendo de quanto demorar o "em breve".
 
Não tem só, mas tem muito programador 1/2 boca.
 
Ah, e eu disse "lusófonos" justamente para não excluir ninguém, mas também só conheço o caso do Brasil. Se bem que tem vários portugueses aqui participando bem, e parecem estar gostando, então deve ser proveitoso para eles também. E imagino que sirva para os falantes dos outros países também.
@bigown Tem mesmo. Mas será que não tem em qualquer lugar?
Eu mesmo só deixo de me achar meia-boca justamente por me achar meia-boca o tempo todo e tentar melhorar (a contradição é proposital)
 
É clara a disparidade que se vê no dia-a-dia entre os brasileiros e o pessoal de alguns países. Claro que tem programadores brasileiros fantásticos, tem muitos bons, outros bem esforçados (acho que me incluo aqui) e que vão melhorando justamente porque o SO surgiu em 2008, mas tem aqueles que caíram de paraquedas e eu vejo uma proporção muito grande. E nem dá para ver muito na internet. Parte da culpa é até as pessoas se omitirem. Não trocar informações.
 
@bigown Precisamente. O que eu vi na faculdade e profissionalmente é que a grande parte das pessoas envolvidas com programação não tem o mesmo tipo de interesse sobre o assunto que eu vejo nos EUA (exemplo direto pq eu conheço)
 
7:39 PM
Eu sou quase dinossauro e fiz um curso ruim que na época nem era muito. Não saía muito de Unicamp e algumas outras públicas boas (tinha várias públicas bem ruins na época). Eu era o melhor aluno e não era mérito meu. Vi muita gente se formar assim. Hoje está bem melhor, mas já vi cursos bem ruins. Já dei aula e a ordem (implícita) era passar todo mundo que pagou.
Vejo quem não se formou não se preocupando muito se melhorar por conta própria. Embora alguns dos melhores programadores que já conheci são justamente os não formados. Mas vejo acontecendo isso isoladamente. A maioria aprende o suficiente p/ arrumar um emprego e boa.
A ferramenta tá aí p/ todos, quem quiser melhorar vai ter a oportunidade. Eu acho que o Careers por exemplo seria outro empurrão para chacoalhar o mercado de recrutamento e geral. Fazer o SO ser referência para contratação.
 
Mesmo depois de formado, via de regra não há um incentivo ao crescimento técnico de quem trabalha... Todo mundo quer virar analista, gerente...
Enquanto isso eu vejo gente seguindo em frente como programador, sendo disputado, ganhando reconhecimento
Eu estudei com um camarada que, indignado durante uma aula de arquitetura de computadores, reclamou em voz alta: "Eu vou ser analista, pra que eu quero saber como um computador funciona?"
Já vi professor se embananando com uma turma de 8º período sobre a análise de um bubble sort
Já vi um programador profissional, com alguns anos de experiência, demonstrando não ter idéia do conceito de método
Eu acho que falta reforço s suporte a quem aprende programação no Brasil. E acho que o SO pode melhorar esse quadro
Mudando completamente de assunto, eu queria achar um jeito de deixar claro que esse é o Stack Overflow em Português e não o Bastião de pureza da língua portuguesa... Não existe motivo nenhum pra não usar termos e expressões em inglês, ou anglicismos, ou ter que traduzir todos os nomes possíveis
 
Uma parte desses casos que vocês citam eu acho que não tem salvação. E na verdade é um tipo de gente com quem não me importo muito.
O cara que quer só pensa em ser gerente talvez devesse ter cursado administração...
Agora, o cara que está numa faculdade ruim, com professores ruins, porque não conseguiu entrar numa melhor
o cara que é interessado e vai atrás, mas não tem recursos – financeiros ou de conhecimento – esse sim podemos ajudar, e muito
 
7:55 PM
@bfavaretto Eu vejo como uma bola de neve. Se nós ajudarmos as pessoas que vierem até o site, e eles se tornarem programadores melhores e mais interessados, o natural é que o interesse seja passado pra frente, no trabalho ou na faculdade ou num user group
 
Espero que sim, @Gabe. Sobre a pureza da língua, tem uns bons posts pra você comentar isso lá no meta! :)
 
O ambiente hoje faz de tudo pra minar gradualmente sua paixão pelo assunto. Tem prazo, custo, chefe... As empresas não dão estrutura. Acontece um monte de coisas que fazem de tudo pra que você perca sua curiosidade e se acomode
 
Eu hoje trabalho com tecnologias antigas porque falta profissional. Ganho mais do que se eu fosse gerente de projeto (que odeio e provavelmente seria ruim :) )
Mas adoro as coisas novas também
 
Curiosidade por ir pra todo lado, não só pro mais moderninho :)
Eu tenho muita vontade de comprar um Amiga
E de realmente aprender assembly
 
Faz um post sobre a língua. Eu tento usar o português, mas não forço ele ao extremo. Até fiz um pouco no começo. Tem coisas que hoje faço até deliberadamente p/ facilitar a indexação de termos em português e inglês. Eu penso no texto como eu eu estivesse fazendo SEO.
 
8:04 PM
@bigown ahãm, "sensibilidade-de-caixa" :P
 
@bfavaretto Eu ajudava até muito mais que minha obrigação meus alunos que se intressavam, alguns mal formados, que tinham dificuldades básicas de matemática e português. Mas os vagabundos, nunca me importei. Passavam, porque era o que tinha que fazer.
:D foi proposital p/ depois criar sinônimo :P de verdade, foi pensado
 
A questão de SEO é bastante complexa, pq por exemplo ontem eu fiz uma questão sobre *decorators* e o cara respondeu usando *decorador* e essa dissonância ocorre em várias coisas na nossa área.
No final das contas, desde que a gente se entenda, eu não me importo se alguém usa mil expressões em inglês no post
 
kkk!
 
pode até dizer que estou exagerando, mas foi pensado
 
@bigown Triste ter de passar os vagabundos. Boa parte do desinteresse é culpa de um sistema de ensino falido.
 
8:07 PM
Uma das coisas que eu vejo meus amigos usarem como desculpa p/ não aprenderem mais é o prazo para tudo. Todo mundo tem prazo, alguns evoluem, outros não.
 
Cara, essa coisa de aprender é bem simples... Ou você quer e se vira pra conseguir...
Ou você não quer...
 
É, mas isso não significa que tudo que tem ser difícil
E não pode ser facilitado
 
Já passei por situações que eu tinha que aprender a linguagem e desenvolver o sistema em 2 semanas... Nunca tinha tido contato com a mesma...
Dificl ou não, quem quer faz cara...
Não tem essa, se é dificil ou não, são obstaculos que você precisa passar para se superar..
Tudo é muito simples, as pessoas apenas complicam-as.
 
Eu comecei com um TK-82 onde o assembly era quase obrigatório. Não me dou bem com as muitas abstrações de hoje, mas estou antenado em tudo o que há, não desprezo tecnologia nova. Só não embarco em toda invenção maluca para criar mercado de ferramentas e consultorias
 
8:11 PM
Um dos motivos de eu ter parado de dar aula foi ter que passar todo mundo
 
E diga-se de passagem, isso é um absurdo.
É igual a escola municipal/estadual. -.-
 
@BetaSystems-RodrigoDuarte Certa vez, anos e anos atrás, um professor que devia ensinar assembly pra minha turma entrou na sala, escreveu a URL onde a gente podia baixar o manual da Intel pro conjunto de instruções x86 e considerou que tava tudo certo.
 
O que você quis dizer com isso @Gabe ?
 
@BetaSystems-RodrigoDuarte Que ele provavelmente teve que se rasgar pra aprender assembly quando estava na faculdade (sabe deus quantos anos atrás) e acha que é justo passar o mesmo tipo de desinteresse para os alunos
 
8:14 PM
Talvez porque facilitar para eles, e realmente ensinar assembly, ia ser um absurdo...
 
Bom, mas isso era um professor... Metodologia de ensino dele, ou não, mas isso não se aplica ao que falei...
Mas entendo o ponto.
 
Discutir ensino é bastante difícil, porque normalmente todo mundo usa pequenas historinhas particulares pra ilustrar um argumento
 
Não acho certo, para ser sincero... Se é para aprender, mesmo que seja chato, massante, é para aprender...
 
@Gabe Ou que ele está de saco cheio de dar aula, não é o que ele queria estar fazendo, e tentou se livrar do assunto assim.
 
Me lembro do meu 1o. emprego de informática mesmo, literalmente um moleque, o dono da empresa chegou com disquetes do Lotus 1-2-3, 1 livro e me disse -- "Amanhã vem uns engenheiros de uma construtora para aprender fazer orçamento e cronograma de obras e você vai ensinar eles". :)
 
8:15 PM
Concordo e descordo de ti.
rs
 
Eu nem sabia o que era uma planilha. Os caras me elogiaram, disseram que eu manjava muito do negócio :) Fiquei 2 dias sem fazer outra coisa, nem ia almoçar para aprender o que eu ia ensinar pra eles :) Já sabia dar a desculpa do "isso é avançado e veremos depois" para dar tempo de aprender :)
 
Pessoal, eu preciso ir
Boa noite
 
Boa noite @Gabe.
 
Boa noite
 
Vou fumar um cigarro, já venho.
 
8:17 PM
Bom achar um colega fumante, @BetaSystems-RodrigoDuarte! Estamos em extinção :)
 
Mata os fumantes!!!! :D
tá poluindo meu ambiente :D
ñ posso nem conversar em paz s/ essa fumaça atrapalhando :)
 
É disso mesmo que estou falando, rs!
 
8:34 PM
hahahahahahahahahahaha Cara, pra aguentar o stress e não matar ninguem, tem que fumar, rs.
@bigown, com relação ao que eu havia falado antes, era exatamente esse o ponto que eu queria atingir... Você faz o que acha que tem que fazer pra conseguir resolver o seu problema...
E não simplesmente fica esperando cair no seu colo a solução. :)
@bfavaretto fiquei sabendo que a Anvisa ia proibir o cigarro mentolado, eu fumo o Malboro Blue Ice, fiquei bem chateado... Mas felizmente ela deu atras e não vai proibir mais, rs.
Galera, uma pergunta de opinião, vocês são do BR né ?
 
br
 
Você já trabalhou com a KingHost ?
 
não, eu faço tudo por conta própria, não gosto de intermediários p/ isso, pelo menos p/ o q eu preciso
 
Como assim, você tem sua própria hospedagem ?
 
+/- isso
 
8:46 PM
Eita...
Que legal...
Qual é o nome?
 
Eu não comercializo, pelo menos não mais.
 
Entendi, o ambiente é fechado pra você, certo ?
 
Não só pra mim, mas não há comercialização p/ terceiros. Já houve no passado.
 
Entendi, que legal isso...
Sempre quis fazer isso, mas não tenho verba e muito menos conhecimento de infra pra fazer isso.
 
o maior problema é o tempo gasto p/ administrar tudo
 
8:49 PM
Tu gasta quanto tempo, mais ou menos, diariamente com isso ?
 
varia muito, tem dias que nada, mas posso gastar vários dias seguidos fazendo só isso
 
Entendi...
Mas ainda assim, é legal... Eu parto deste mesmo principio... De nunca depender de terceiros quando eu posso fazer...
@bigown, tu tem uma empresa de desenvolvimento ?
 
na verdade sempre dependemos de terceiros, dá para evitar algumas dependências
tenho
 
Então, exatamente, o que você puder evitar...
Entendi... Bacana. :)
 
hahahahahah tarados é foda, rs.
 
é nóis – @BetaSystems-RodrigoDuarte acho que essa expressão define onde estou - no Brasil, claro...
 
hahahahahhahahahaha
Sim, definiu bem, rs.
So uma pergunta, o SOpt só tem 30 dias de vida ?
@bfavaretto, tu já trabalhou com a KingHost ?
 
É, completados hoje
Nunca trabalhei com a kinghost
 
Que legal, não sabia, pensei que tinha muito mais tempo de vida.
Vocês tão levando bem a sério isso ae em? rs
Oia, entrei a 23 dias atrás. :)
 
9:12 PM
deu pra perceber, é? rs!
 
hahahaha Magina, rs.
Vocês tem algum host que possam indicar ?
Sem ser Locaweb. :P
E gringo.
 
(eu ia perguntar se valia gringo...)
eu estou preso à locaweb
 
hahahahaha Estava trabalhando com a GoDaddy, mas era MUITO lento e eu não tinha acesso externo ao banco de dados.
:(
 
conheço gente que usa hosts bem pequenos, que só eles conhecem
e só eles confiam...
porque conhecem o cara e tal
 
hahahahahahahahaaha faz sentido.
 
9:14 PM
gringos já usei dreamhost (lento), bluehost (melhor) e rackspace (gostei, mas poderia ser mais rápido aqui)
o rackspace é o mais completo
tem vários produtos, inclusive cdn
 
rackspace.com/pt/?cm_mmc=PPCBrazil--Search_Brand_BR_Portuguese%3EBra‌​nd--exact%3E149700852-_-rackspace&OVMTC=Exact&site=&creative=24597137933&OVKEY=r‌​ackspace&url_id=149700852&adpos=1t1&gclid=COyF5tGB8rsCFaxr7AodMH4Ajw
?
 
esse mesmo
 
Entendi, mas o site deles já é lento, imagina um servidor compartilhado, rs.
 
pra hospedagem compartilhada acho o bluehost.com bem decente
 
@bfavaretto, você tem empresa de software ou so trabalha com isso ?
Mas BR, so host pequeno né ?
 
9:17 PM
e acho que você pode testar (com conteúdo estático) de graça por 30 dias
eu tenho uma "empresa" (daquelas que a gente precisa ter pra ser prestador de serviço)
trabalho numa empresa (De verdade) meio período, e o resto como freela
 
Entendi...
Cara, onde você consegue freela ?
Preciso de freela.
 
é 1 pouco meu caso, meus clientes de hospedagem são na maioria pessoas que eu tenho proximidade :)
 
um indica o outro, e por aí vai. com o que você mexe?
@bigown e eles te ligam às 3 da manhã dizendo que o servidor caiu, ou você tem alguém pra cuidar disso? :)
 
tenho 1 esquema de trabalho parecido c/ o bfavaretto, acho q muita gente tem :)
o servidor ñ cai :)
 
isso é que é SLA! :)
 
9:22 PM
HAHAHAHAHAH
O servidor não cai ? Ai sim em ?
rs
Eu trabalho com .NET e BD.
 
verdade, há uns 5 anos q ñ tenho problemas sérios, tem uma paradinha rápida aqui ou ali, mas basicamente programada. Claro q ñ tenho clientes c/ missão crítica, chatos (mando todos embora :) ) e q precisam de coisas extravagantes
 
Se precisar de algum trabalho assim. :P
Po @bigown, você poderia abrir tua hospedagem pra mim né? rs :P
 
É bom saber, @BetaSystems-RodrigoDuarte Eu várias vezes preciso de gente, mas sou ruim de contatos
 
@bfavaretto, cara, se você realmente precisar, eu te passo meus contatos. :)
 
não tenho condições de fazer isso mais, vou acabar ñ dando o atendimento adequado. E tem uma razões técnica/políticas que funcionavam bem para mim no passado mas hoje não funciona mais. Para aceitar cliente novo, teria que fazer gambiarra, aí vai começar me dar dor de cabeça
 
9:26 PM
@bigown, eu tava brincando, rs...
 
e nem gosto de infra tb. prefiro dev
 
Eu até gostaria de uma tratativa mais próxima com a empresa, mas tem que ser alguem que eu conheça, o mesmo vale para a empresa...
hahahaha trabalha com o que @bigown?
 
faço software p/ algumas empresas, trabalho am algumas coisas pessoais q podem virar produto no futuro
 
na verdade o q eu sempre dei de vantagem p/ os meus clientes foi tratá-los decentemente. Não tenho call center com gente que tentou tudo na vida, não conseguiu, e foi ser atendente :) O cara fala c/ o dono q sabe o q está fazendo. Isso vale tanto p/ host como dev. Já trabalhei em uma das maiores empresas de software e não acreditava como os clientes que pagavam fortunas eram tratados pelo call center (q era 1/2 proposital p/ vender consultoria tb)
 
9:31 PM
Então, isso é uma coisa que não se encontra em nenhuma empresa...
E isso faz MUITA falta... Mesmo para passar confiança, quanto para resolver problemas.
E já vi isso acontecer de Call Center fazer isso...
 
esse papo de trabalho, clientes... me faz lembrar que gastei tanto tempo no site esta semana que estou deixando uns trabalhos de lado. vou me ferrar se continuar assim!
 
nenhuma é um pouco de exagero, mas é difícil mesmo :)
 
E já também dev fazendo besteira em código, so pra voltar o produto e eles terem mais dinheiro de horas na consultoria.
 
eu tinha dado uma adiantada, agora já estou ficando 1 pouco + livre de novo :)
 
Cara, te falar que de todas que eu conheço, nenhuma lhe trata assim.
Existem sempre as exceções... Mas são como moscas brancas...
 
9:37 PM
[saindo à francesa para cuidar das obrigações de família e trabalho]
 
2 vezes hj o @bfavaretto fez basicamente a mesma edição q eu estava fazendo por diferença de segundos, maldito!!! :D
 
edição?
rs
Bom galera, boa noite a todos.
 
10:15 PM
Realmente não entendo tem uns caras aqui no SOPT que aparentemente ficam prestando atenção no site e em cada nova pergunta postada durante quase todo o dia é como se eles não trabalhassem (não estou ofendendo). Como vocês conseguem tanto tempo livre assim?
 

« first day (28 days earlier)      last day (2452 days later) »