« first day (482 days earlier)      last day (3018 days later) » 

05:10
0
Q: Por que às vezes o s tem som de z até entre vogal e consoante?

DeltabPor exemplo, tem-se, cansaço onde o s representa o fonema /ç/ e na palavra transação temos o s agora como um fonema /s/. Existe alguma regra para isso? Quais os motivos para a ocorrência disso?

 
6 hours later…
11:00
@JorgeB. não era o caso de remover uma das respostas duplicadas da pergunta da trema?
@Math Sim, as contas foram mescladas entretanto esqueci-me.
@Math obrigado por me lembrar
de nada!
11:20
@JorgeB. como anda a comunidade aq?
aqui pelo chat, anda calma
porque as pessoas discutem nos comentários das perguntas... :p
rsrs
e tem surgido boas perguntas?
tem dias
De vez em quando aparecem perguntas idiotas, como a de ontem que se queixava da espanholização do pt-PT e que preferia a francização (se é que se pode dizer assim), que considerava mais tradicional...
meh
"porque é que em Portugal há aversão ao acento circumflexo?", pergunta alguém que escreve todos os exemplos da mesma maneira que nós :p
hehehe
11:41
@Math anda calmo demais, vão aparecendo algumas perguntas e alguns utilizadores novos, mas precisa de mais, em termos de visualizações está muito bom até.
@Math pode ver ai:
482
Portuguese Languageportuguese.stackexchange.com

Beta Q&A site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language.

Currently in public beta.

@ANeves ele faz-me lembrar um bocado eu amigo... Embora eu mais reservado um bocado:
13
Q: Porque é que são permitidas, no Brasil, palavras como "leiaute"?

Jorge B.Porque é que são permitidas, no Brasil, palavras como leiaute se poderíamos perfeitamente usar o estrangeirismo layout? Afinal, escrever leiaute, é escrever como se lê layout. Existem mais algumas palavras assim como skatista, eslaide, se alguém puder comente com mais palavras do género, por fa...

@JorgeB. visitar por dia tá bem alto hein!
@Math Sim, mas não sei porque faltam novos utilizadores para virem fazer perguntas, este tipo de site vive de novos utilizadores.
faltam, porque não há
^_^
12:28
@ANeves se há visitas há possíveis novos utilizadores...
12:53
@JorgeB. poisé, tantas visitas, estranho ngm se interessar em perguntar algo
13:41
@Math exato
 
3 hours later…
16:25
Eu já gosto de escrever o idioma português com todos os diacríticos e letras mudas também. Penso que eles ajudem na escrita e pronúncia corretas das letras e palavras, evitando assim, dificuldades e/ou ambigüidades lingüísticas.
@tucasilvapontes11584 É uma questão de gosto mesmo, que acho que já quase ninguém usa o trema. Quanto aos acentos, não te esqueças que as pronúncias são diferentes em Portugal e no Brasil, por exemplo. Eu aprendi aqui no site que não há nada a fazer, a língua está em constante mutação, sempre esteve, desde os inícios e temos de ir acompanhando.
16:40
Mas se são letras mudas, como é que ajudam na escrita e pronúncia? Só confundem. :)
Élia, mas Helena.
É de levar às lágrimas...
@ANeves what?
@JorgeB. «escrever o idioma português com todos os diacríticos e letras mudas também»
@ANeves isso eu percebi, não percebi foi o teu exemplo da helena
Dito isto, @tucasilvapontes11584 , eu gosto muito da ideia do trema Brasileiro.
Helena leva um h mudo.
Élia não leva h.
E lêm-se igual.
@JorgeB. parece-me que o h mudo, nessas situações, só complica e faz as pessoas dar erros.
@ANeves aaaaah nunca nem sequer pensei nisso.
16:47
A minha irmã passava-se com essas coisas, dava sempre erros.
Eu devo acrescentar que, só uso as letras mudas quando necessário, ou seja em certos exemplos, como: confecção, infecção, concepção, etc. O resto, como eu faço de vez em quando, só para parecer mais sofisticado, nas minhas respostas ou comentários no site ou sítio de pergutas e respostas do www.portuguese StackAndExchange.
17:08
@tucasilvapontes11584 Necessários como assim? Quando os lês? É que se os lês não são mudos. Como por exemplo facto me pt-PT.
@ANeves Por acaso achas que a minha pergunta é idiota? Para mim faz sentido. A propósito, eu escrevi circumflexo no lugar de circunflexo, mas isso foi um deslize sem querer. Digito de forma lenta e erro nas teclas, além de ser deficiente físico. Se eu continuar recebendo respostas negativas àquilo que faço, creio que deverei fechar a conta com este site ou sítio.
@tucasilvapontes11584 não ligues muito, é por ser início da semana, ainda estou meio desregulado do fim-de-semana...
Achei a pergunta estranha, porque não achava que em Portugal tivéssemos aversão aos acentos. Mas agora acho que tem a ver com o Acordo Ortográfico, e desse prisma faz mais sentido.
Exceto que em Portugal ouço a queixa de que os brasileiros não gostam de acentos, porque "pára" já não leva acento...
Então distraio-me, e por vezes sou injusto e pouco construtivo.
Perdoa-me, @tucasilvapontes11584 .
@tucasilvapontes11584 em vez de querer desistir tente perceber o porquê dos negativos. Estará a comunidade toda errada e você certo? Tente esclarecer melhor as suas perguntas e as dúvidas dos utilizadores. Os negativos e positivos fazem parte do site, assim como a melhoria do conteúdo. Ao que parece a maioria dos experts não concorda contigo nessa pergunta, que dizem ser baseada em factos errados:
-4
Q: Por que me parece que o português europeu tem tanta aversão ao acento circunflexo?

tucasilvapontes11584Por que me parece que o português europeu tem tanta aversão ao acento circunflexo? Eu digo isto porque, com essa mania que ultimamente se tem por aí de todo o mundo ficar mexendo aqui e ali nos idiomas, me parece que, além do agudo e do querido trema, o acento circunflexo é o mais atacado, especi...

Já agora mais uma coisa, este site é de perguntas e respostas. Eu exclui uma das suas perguntas porque era apenas um comentário e não uma resposta à pergunta.
Espero que se mantenha por cá e que siga os meus conselhos :)
Espero ter ajudado @tucasilvapontes11584.
17:26
@tucasilvapontes11584 não acho q esteja passando por burro
Olhe só, eu quando escrevo sou sempre longo. Mesmo assim, aquelas pessoas que me conhecem ou já me conheceram, pensam que pela minha forma de exprimir-me aquilo que quero dizer, sou inteligente. Eu não quero passar por burro e idiota até mesmo por quem não conheço. Como é que eu posso me ater aos fatos se tudo aquilo que digo, pelo menos para mim, parece fazer sentido? Por que devo me alongar mais do que posso se escrevo pouco seja nas perguntas que nos comentários? Como posso desenvolver uma resposta que não seja longa demais?E se devo encurtá-la, como posso trazer detalhes para a resposta
Quero frisar que é uma questão de estilo fazer-se contribuições curtas ou longas.
Eu gosto delas curtas, quanto mais não seja porque sou preguiçoso.
O Jacinto gosta delas longas, bem citadas e explanadas.
... e devo admitir que o Jacinto contribui melhor do que eu.
@tucasilvapontes11584 Quanto aos detalhes e à objetividade, na minha opinião o mais importante é que a pergunta seja clara.
Que se perceba bem qual a pergunta que está a ser feita.

Nas primeiras contribuições, não deve ser fácil aturar os outros que gostam das perguntas desta ou doutra forma...
Insiste um pouco, ajuda-nos a ser mais claros nas críticas que tenhamos.
@tucasilvapontes11584 Acho que eu não me expliquei bem, não tem mal nenhum fazer perguntas/respostas grandes/pequenas, mas se a maioria das pessoas não percebe ou pede alguns detalhes, não custa nada esclarecer não é? Ninguém acha que esta a passar por idiota. Estamos aqui todos para esclarecer, perguntar e responder, e acima de tudo para aprender uns com os outros o mais possível. É a conversar que as pessoas se entendem.
2
17:44
Então, cabe a mim fazer perguntas e ao mesmo tempo, respondê-las? Se eu citar quaisquer coisas da Wikipédia como na acentuação das palavras terminadas em éi e ói, que eu ainda não obtive resposta, não me acusem de plágio, porque o EnglishStackAndExchange faz isso.
Se quiseres, podes responder às tuas próprias perguntas, sim.
Não tem problema absolutamente nenhum! :)
@tucasilvapontes11584 Você até pode sim responder à própria pergunta, ou esperar que alguém responda. Eu acho essa pergunta meio vaga, mas eu também não sou expert. Deixe ver se alguém responde ou pede informação.
(E acho que usar coisas citadas não é plágio... só se as usares sem fazer a citação.)
Eu quero ter paciência com vocês, mas é que quando vejo um voto negativo em muitos quesitos, isto me deprime. Há pessoas aqui que chegam a ter mais de 500 pontos de reputação em pouco tempo, como é isso? Eu para chegar aos meus 50 para poder comentar, está sendo difícil.
18:03
Por que removeste o meu comentário de qualquer hora atrás, quando estava falando sobre os diacríticos? Quando eu escrevi pergutas eu queria dizer perguntas, ou seja, sítio/site de perguntas e respostas do www.PortugueseStackAndExchange.
 
2 hours later…
19:41
@tucasilvapontes11584 Um dos votos negativos na pergunta da aversão ao acento circunflexo é meu. Creio que os meus comentários à pergunta mostram a razão do voto, mas posso tentar explicar melhor.
Pedes para explicar uma aversão no português europeu, mas não dás um único exemplo válido dessa suposta aversão. Todos as palavras que dás como exemplo se escrevem da mesma maneira em Portugal e no Brasil: veem, creem, etc. e voo escrevem-se na grafia do AO90 sem acento nos dois países; Colômbia escreve-se com acento nos dois países, ao contrario do que afirmas.
Francamente não compreendo por que razão manténs essas palavras como exemplos duma suposta aversão no português europeu ao acento circunflexo, depois de o erro te ter sido apontado.
20:35
Que devo fazer então com esta pergunta? Não quero perder pontos na reputação e nem o privilégio de comentar em qualquer lugar e não quero ter a conta fechada por isso. O que eu faço? Poxa, é tudo deprimente!
Só faltas tu pensar e dizer que eu sou burro...
21:17
@tucasilvapontes11584 eu não removi nada amigo, foi você mesmo quem removeu.
@tucasilvapontes11584 se quiseres apagar a pergunta, para além de ficares com mais reputação ainda levas uma medalha por ter apagado um pergunta com -3 ou mais.
@tucasilvapontes11584 não tem martirizes demasiado. Aqui ninguém acha ninguém burro, ninguém critica ninguém. Apenas discutimos sobre os assunto. Ainda ontem ao discutir um assunto com o @Jacinto dei razão ao ponto de vista dele, a isso se chama aprender. É de valor uma pessoa que consegue mudar as suas ideias, é assim que se evolui.
 
2 hours later…
23:16
@Jacinto Mas não corro o risco de ser bloqueado?Tenho medo. Outra coisa: eu removi a questão com medo de perder pontos ou ser bloqueado nalguma função: não quero perder mais privilégios.
23:33
Jorge, tu disseste que não se deve confundir erros de ortografia com acentuação. Como é isso? É muito chato aprender uma coisa hoje e desaprender amanhã, como está acontecendo com as pessoas, não só estudantes, no Brasil. Essa é a minha queixa contra este Acordo.

« first day (482 days earlier)      last day (3018 days later) »