« first day (151 days earlier)      last day (1839 days later) » 

1:23 PM
Bom dia, seus programadores que se excitam com código bem escrito.
 
 
5 hours later…
6:14 PM
Sacanagem de quem votou! Trolls invadindo o SOP meta.pt.stackoverflow.com/questions/1328/…
 
@Filipe.Fonseca De quem votou em que?
 
 
1 hour later…
7:23 PM
Acho que é porque sinalizaram uma questão do meta para fechamento por ser "principalmente baseada em opiniões"
Uma questão não, essa questão em específico postada pelo @Filipe.Fonseca
Acho que, nesse caso em específico, realmente é uma trollagem a ser analisada
 
Não é trollagem
 
7:50 PM
Não é minha não, gente. O rapaz cujo nome é parecido com o meu postou um desabafo sobre posts baseados em opiniões e lá no meta, pensei eu que de trollagem, sinalizaram por ser baseado em opiniões
haha
@TiagoCésarOliveira Filipe <> Filipe.Fonseca e eu achei que foi trollagem pq ri quando li!
 
8:01 PM
Quem diria, hein @Gabe? Acho que temos um candidato a macaco do caos:
4
Q: Uma lista assim seria bem aceita no SOpt?

bigownLista no Programmers sobre comentários. Esta é uma lista dentro do nosso escopo (eu acho), está claro o que está sendo perguntado, não me parece pedir opiniões e sim casos concretos e não é muito amplo. Pode até produzir muitas respostas, mas isso por si só não é um problema. Se fosse, haveria l...

 
@bfavaretto Mas... mas... eu queria ser o macaco do caos T_T
Coincidentemente, eu to conversando sobre mods para o SOPT nesse momento
 
Bananas pra vocês dois (não é aquela do Daniel Alves não)
Bom saber que estão conversando disso. Se tiver algo a dizer no fim da conversa, vale um update em uma das discussões sobre o assunto lá no meta
 
@bfavaretto Não tem nada de novo (ainda). Tava só conversando sobre as minhas impressões à respeito da nossa necessidade (ou não) de moderadores agora
 
8:28 PM
@Gabe O que eu não entendi ainda é se a postura da SE é simplesmente o que você disse, que uma pessoa dedicada dá conta das tarefas de moderação, ou se existe uma sensação de que ter outros moderadores agora possa trazer algo de negativo para o site.
 
@bfavaretto As duas coisas. Eu posso elaborar, mas você tem que me prometer que não vai tentar ler as entrelinhas, porque não há entrelinhas :p
 
@Gabe Dá pra condensar numa linha? Aí não tem entrelinhas ;)
 
E eu já falei sobre os dois motivos
Em uma linha?
Faz bem que uma equipe de moderação seja diversa. Nosso site ainda não é diverso, portanto não temos moderadores ainda.
Ha! Ainda sobrou espaço
 
Mas existem outros fatores que podem influenciar essa decisão, entende? Não estamos só esperando chegar a Xmil usuários, ou algo que o valha
É por isso que eu converso sobre a necessidade de moderadores quase toda semana
 
8:34 PM
eu entendo a parte da falta de diversidade, só não entendo como mais moderadores poderia piorar as coisas. mesmo sem diversidade, duvido que vocês escolham alguém que vai criar um caos no site (caos no mau sentido, não no do macaco)
 
Gerenciar os sites é incrivelmente pouco exato. Por isso alguns sites saem do private beta sem ter todos os "status necessários", ou alguns sites ficam com tudo verde no A51, mas não graduam ainda
O "mal" para o site é que uma equipe de moderadores homogênea, e herdada do SOEN teria ainda mais poder de influenciar o site
Semana passada (foi?) eu conversei sobre a impressão que o SOPT passa aos novatos, e eu continuo trabalhando nisso.
Mesmo hoje, meses depois, com o site abalando as estruturas nas estatísticas, existe uma sobra de que "menos rigido == pior qualidade"
Uma equipe de moderação com essa idéia na cabeça teria um grande potencial de estrangular o site
Quando eu penso nos novatos, não tem nada a ver com querer mais gente pra ganhar mais dinheiro. O SOPT nem propaganda tem. Nem sei se vai ter.
 
Você pretende abrir discussão no meta sobre essa questão da impressão ruim dos novatos? Eu pensei em fazer isso em algum momento, mas se você estiver preparando algo, acho melhor você mesmo.
 
Sim. Hoje, nesse momento.
Tava escrevendo
 
ótimo :)
 
(To escrevendo)
Então, perdoe meu silêncio nos próximos minutos haha
 
8:40 PM
vou te deixar em paz :)
 
8:53 PM
Interrompendo sua paz, @Gabe: não resisti a ler algumas entrelinhas, e parece que vocês têm uma ideia errada sobre os usuários que poderiam/gostariam de ser moderadores. Eu falo por mim mesmo e por outros que conheço, ninguém quer estrangular coisa nenhuma, existe uma preocupação genuína com a comunidade, mesmo que às custas da opinião pessoal de cada um.
 
@bfavaretto Eu nunca disse que seria de propósito. A nossa preocupação é em dar ao site a chance de se firmar, de "dar ao povo o que o povo precisa", desde que não comprometa ou subverta o serviço que queremos prestar
Um dos primeiros posts no nosso Meta continua sendo o tomo sagrado desse site. Aqui não é o Stack Overflow. Não é pra ser. Nunca. Esse não é o propósito dele.
Nós sabíamos desde o começo que o primeiro grupo de top users do SOPT ia ser derivado do SOPT. E por mais maravilhosos e sensacionais que fossem, também seriam pessoas habituadas a um modelo que não tem que ser replicado aqui
Por isso não temos moderadores até agora.
Quanto mais o tempo passa, mais todo mundo se habitua a ter um site diferente, e é por isso que a hora de ter moderadores se aproxima.
Idealmente, gostaríamos de ter condição de ter eleições sem precisar passar por pro-tems, por exemplo.
Ugh... Acabei de te dar umas 8 entrelinhas
Isso não acontece porque desconfiamos dos usuários do site, mas sim porque temos carinho extra com o SOPT, que é uma comunidade diferente das outras 115
Então tudo é feito com mais... cuidado
 
9:08 PM
@Gabe Desculpe mas eu não compro essa de que é carinho extra e não tem desconfiança. Eu acho que um grupo de moderadores responsáveis deveria atuar, no início, debatendo os assuntos polêmicos antes de tomar atitudes (como fechar unilateralmente). E debater quer dizer debater com a comunidade no meta, debater entre eles, e debater com a SE (= com você).
Não tem nenhuma pessoa que se posicionou frontalmente contra o site ser mais aberto, permitir mais coisa.
O que não se quer é permitir qualquer coisa.
 
@bfavaretto Isso não é verdade.
E não há nada que eu possa falar pra derrubar a desconfiança de que existe algum motivo extra e obscuro para não termos moderação.
 
Não é extra e obscuro, é simplesmente o que você mesmo disse: seja quem for vai querer replicar aqui o modelo do SO. Eu não vejo isso acontecendo, @Gabe, ainda mais se vocês escolherem quem modera (pro-tem). Se for a comunidade (eleições), pode até ficar mais rígido.
 
E um grupo de moderadores debatendo assuntos polêmicos no início do site vai de encontro à ideia de que os problemas devem ser debatidos somente quando acontecerem
 
Eu não disse isso
Eu quis dizer casos polêmicos concretos
 
Entendi errado, então. Foi mal.
Casos polêmicos concretos foram discutidos. A presença de moderadores influi muito pouco nisso.
 
9:16 PM
Eu não quero briga, e de fato não vou mais falar sobre esse assunto dos moderadores... Vou ficar quieto até vocês aparecerem com alguma novidade sobre o assunto. Minha posição já está posta lá no meta.
 
Hoje, o site já tem algum tempo de vida pra ser um embrião de si mesmo daqui a 5 anos. Os futuros moderadores, mesmo que tenham vindo do SO, passaram tempo suficiente aqui para terem os dois como entidades separadas.
Pode-se argumentar que teriam tido isso desde o começo. Certamente.
Mas nós não tínhamos como ter certeza disso.
Na dúvida, melhor dar tempo.
 
Eu não tinha isso desde o começo. Você e o bigown me fizeram mudar de ideia
 
Isso o que?
 
No dia 1 eu achava que era igual no SO. Ou menos diferente
isso foi mudando nas primeiras semanas
 
Precisamente. É por isso que não tínhamos moderadores. Remover um moderador não é algo tratado com descaso, então é melhor não tê-los por enquanto do que dar uma tacada errada.
Um site beta normal pode fechar, ir pro A51 e abrir de novo. O SOPT não.
 
9:23 PM
É que no fundo eu gostaria que vocês vissem uma equipe de moderadores como um grupo de usuários mais próximo à SE, que pudesse ter um debate aberto com vocês (incluindo sobre coisas que não é legal ficar dizendo publicamente aqui, apontando dedo), numa sala de chat dedicada a isso. Eu sempre achei que os moderadores e os CMs podiam trabalhar em parceria. Deveriam. Mas vocês têm um receio de que haja algum tipo de abuso de poder.
 
Os moderadores trabalham com os CMs, e quem virar moderador aqui vai ter uma sala de chat própria, e vai poder falar comigo diretamente, e discutir coisas e etc, etc.
Minha conversa hoje era justamente sobre isso.
Mas desfazer o dano causado por um moderador é difícil e trabalhoso, porque não é só uma questão de reverter flags, ou des-apagar posts, ou outra coisa assim.
Há toda uma questão da imagem que isso passa, e do mal que causa à comunidade como um grupo de pessoas. Moderação é uma tarefa de confiança não minha, ou da SE, mas da comunidade.
 
E se vocês criassem uma espécie de conselho de usuários e convidassem alguns para discutir o site com vocês? Sem dar poder a mais pra ninguém por enquanto.
Imagino que debater o site seja positivo
Mas não tem muito ibope aqui no chat
Vide só nós 2 aqui agora (pode ser a hora tb)
 
@bfavaretto é uma ótima ideia. Mas se for muito restrito, passa a ideia de panelinha (que já é algo que me precupa). Se não for restrito, é o Meta :D
Entende?
 
ou quem sabe uma sala de chat separada só. mas seria um saco ter de monitorar duas
 
Eu monitoro umas 5
Isso é o de menos
Eu entendo plenamente o que você quer dizer, e a necessidade que cria isso. E eu tenho a mesma coisa.
Quem iniciou a conversa sobre moderadores no SOPT fui eu.
 
9:33 PM
no meta?
internamente?
 
Não, no SE
Por muito tempo eu concordei que não precisávamos, depois achei que era hora. Me convenceram do contrário e depois ficou claro que eu tava errado.
 
ficou claro quando? fevereiro?
 
Não, depois. Em Fevereiro eu achava que a gente não devia ter moderadores, e tava certo.
 
panelinha ou não, seria bom ter um espaço pra conversar com os outros CMs também. podia ser em inglês. tem uma coisa estranha no SOpt, diferente de todos os outros sites e não é pro bem: ouvimos pouco a SE. e não é só pq você fala pouco. é porque falta diversidade :)
 
Verdade.
Eu não sei muito bem qual a solução pra isso, a não ser contratar um de vocês hahahah
 
9:38 PM
Não é má ideia :)
 
Quem sabe o próximo CM não é fluente em Português?
Ou então:
I learned the Portuguese skill Basics 2 on http://duolingo.com. Eu leio o jornal, bitches!
 
Me lembrou das propagandas irritantes da openenglish :D
 
Odeio aquelas propagandas
 
eu também. ei, agora que reparei quem twittou isso!
 
A Abby provavelmente vai vir pro Brasil. Sua chance de reclamar com ela :D
 
9:42 PM
Vou me preparar :)
 
Tomara que a gente consiga fazer o meetup esse ano. Eu tenho a impressão de que todo mundo ia me respeitar muito menos se me conhecesse :D
 
Hahaha!
 
Mas voltando ao assunto, essa falta de contato com os outros CMs, gerando esse "isolamento" é algo que eu não tinha pensado a respeito.
É por isso que eu digo que esse projeto é muito mais complexo, e mais trabalhoso, do que parece.
É querer pegar dezenas de milhares de pessoas, de uma hora pra outra, botar numa sala e ver o que acontece...
É por isso que as "impressões" importam tanto, é por isso que eu me preocupo tanto com os novatos do site. Eu não sei quem vai ser nosso Jon Skeet.
 
Uma outra sugestão, sem panelinha: organizem um evento aqui no chat, com hora marcada, para debater o SOpt com a equipe da SE, em inglês (ou contratem uns tradutores simultâneos por escrito, hehe). Abra um post no meta pra debater a pauta
Eu acho bem importante poder debater com mais gente. É o que acho mais legal no MSE/MSO
com frequência vários CMs e mods respondem
e muitas vezes discordam
e o debate anda. é bom isso
 
Faz sentido. Vou conversar sobre isso amanhã
Parte de mim fica incomodada com o fato de ser em Inglês, que seria excludente, mas não há muito o que fazer
 
9:59 PM
veja se eles acham uma boa ideia, depois me conta então
 
10:19 PM
Pronto:
0
Q: Estado da Pilha #1: Carinho

Gabe Na falta de uma newsletter, vamos tentar algo diferente... Eu não sei muito bem o que vai ser disso, mas me parece uma boa ideia no momento. PS: Eu raramente tenho boas ideias. Como estamos? O site cresce; O site vai bem; O site é a melhor coisa que já aconteceu na área de perguntas e...

Vou sair. Amanhã eu te digo se tiver alguma resposta diferente de "parece bom... vamos ver"
Boa noite
 

« first day (151 days earlier)      last day (1839 days later) »